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A importância da escuta na comunicação


Quando falamos em comunicação, muitas pessoas automaticamente pensam na fala, escrita ou nas formas de transmissão de uma mensagem. Quantos de nós associamos comunicação a escuta?

Já dizia Rubem Alves, em sua crônica Escutatória: “Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...” Concordo em grande parte, porém aqui vale uma informação muito importante – a diferença entre escutar e ouvir.

Enquanto ouvir trata simplesmente da capacidade de perceber os sons (ouvir a chuva, por exemplo), escutar vai muito além: é o processamento daquilo que foi ouvido. E qual a importância de escutar?

Ao dedicar esforço para compreender o que está sendo dito, munidos principalmente de empatia e flexibilidade, somos capazes de criar um vínculo maior com o interlocutor e decidir como agir: existe um problema a ser resolvido? A pessoa quer ouvir um conselho ou apenas desabafar? Existem muitas possibilidades e devemos controlar nosso impulso de contar um “causo” mais interessante (como as duas mulheres no ônibus na crônica de Rubem Alves), de dar uma opinião que não foi solicitada, de tomar as dores do outro.

Escutar abre as portas para a verdadeira comunicação!

Quer saber mais sobre os diferentes níveis de escuta e como colocar essa habilidade em prática para se comunicar com seu público? Venha bater um papo com a gente!






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