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Afinal, o que é engajamento?

Quando optamos por trabalhar com o engajamento como uma das soft skills em nossos cursos, mesmo entre nós surgiu a dúvida sobre essa habilidade: o que é? Como aplicá-la? Por que ela é importante?


Após muita pesquisa, chegamos a algumas respostas interessantes, que explico aqui. Antes de mais nada, esse termo causa certa confusão por ter diversos significados possíveis: talvez o mais atual e o primeiro a ser lembrado refere-se ao engajamento das mídias sociais, a maneira como o público interage com as marcas através de curtidas, comentários, posts, etc.; ele pode tratar do envolvimento voluntário com uma causa política ou social, e é usado também no contexto militar para indicar alguém empenhado em seguir carreira nas Forças Armadas. Para nós, porém, o significado que chama atenção é o de dedicação, comprometimento. É “vestir a camisa”: a sua própria, para identificar seu propósito, desenvolver suas habilidades, ser protagonista da sua história; e a da empresa, para se sentir responsável por seu papel, entender e comunicar as estratégias, objetivos, visão. E é justamente daí que vem sua importância.


Um colaborador engajado (tanto pessoal, quanto profissionalmente) é aquele que acredita no que faz, que divulga e defende sua organização em diversos cenários e que pode vir a se tornar um líder valioso. E ao criar engajamento dentro da sua operação, suas chances de bons resultados se multiplicam.


Uma das maneiras de se fazer isso é através da comunicação. Parece simples, certo? Surpreendentemente, porém, uma pesquisa da SocialBase mostra que 35% das empresas não tem um setor responsável pela comunicação, e que 75% dos funcionários entrevistados têm dificuldade em localizar informações dentro da empresa onde trabalham. Essa situação causa frustrações, retrabalho, perda de tempo precioso que poderia estar sendo investido em tarefas que geram resultados.


Nesse momento em que o mundo vem sendo reestruturado devido à pandemia da Covid-19 e as relações de trabalho estão sendo reformuladas através do home office, lideranças que se comunicam da forma correta têm ampla vantagem. Os colaboradores precisam saber claramente o que é esperado deles, precisam de feedback constante e mesmo à distância querem um ambiente de mais pertencimento e menos competitividade.


Gerar engajamento demanda empatia, flexibilidade, escuta ativa, interação, resiliência, criatividade, pensamento crítico… são as tais soft skills de que tanto se fala, mas que pouco se aplicam. Quer desenvolver suas habilidades de liderança e melhorar o desempenho da sua equipe através da comunicação? Venha bater um papo com a gente!


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